EN | PT
SUPORTE
61.3340-8486
Notícias » ActionNET, um presente para o futuro

ActionNET, um presente para o futuro

12/08/2014

Software SCADA da Spin preparado para sua empresa

O setor de software ganhou uma nova dinâmica com o surgimento do conceito da nuvem. O “software como serviço” (SaaS) criou um cenário empolgante e cheio de oportunidades, com previsão de triplicar receitas empresariais entre 2011 e 2014. Em 2011, tais empresas estavam cinco vezes mais propensas a receber investimentos de capital de risco do que as empresas tradicionais de software. SaaS é uma realidade.

Dúvidas são comuns e acabam gerando desconfiança. Estamos falando de uma ruptura? De que dimensões? As regras do jogo vão mudar?

A Spin Engenharia passou a oferecer a possibilidade de uso do ActionₒNET na modalidade de SaaS em 2013 e já possui dois projetos em andamento. Obviamente, os clientes podem optar também pelo modelo original, sem utilização na nuvem.

O ActionₒNET é um software SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) com características ímpares que reúne soluções utilizadas nos mercados nacional e internacional. Gestão de energia é um trabalho de responsabilidade e precisão. O ActionₒNET é robusto, com manuais simples e claros, para colaborar com o trabalho de automação elétrica, seja na geração, transmissão ou distribuição.

Características chamadas de “melhor na nuvem”, tais como o trabalho de colaboração ou acesso ubíquo (que pode ser encontrado em todos os lugares) e características que reduzem dores de cabeça da TI, como atualizações automáticas e indolores de software, muitas vezes acompanhadas por menores custos de propriedade, são alguns dos fatores responsáveis pelas novidades do SaaS.

Tecnologias inovadoras tendem a reescrever as regras de crescimento rentável e vantagem competitiva em um setor, SaaS não é exceção. Por exemplo, é muito mais fácil aderir a produtos de SaaS, por serem acessíveis, terem custos de operação menores e possuírem uma interface de múltiplos contatos.

SaaS também introduz uma nova e poderosa oportunidade de coletar insights sobre como os clientes usam o produto. Ao hospedar o serviço, é possível extrair dados de uso e análise de padrões para melhorar o serviço de forma incremental, mais rapidamente do que nos antigos ciclos de atualização.

Mas as características do ActionₒNET vão além da nuvem. Confira abaixo:

  • Todo desenvolvido em “ₒNET”, em ambiente de 64 bits.
  • Possui biblioteca com dezenas de objetos e permite que os usuários criem suas próprias bibliotecas, de acordo com a cultura da empresa.
  • Implementa hierarquia nos tags que podem ser usados como filtros.
  • Todas as colunas de relatórios suportam filtros.
  • Modificações de projeto podem ser rastreadas a qualquer momento.
  • Contém diferentes ferramentas de depuração, como janela de trace, janela de visualização de propriedades de objetos com possibilidade de mudança das mesmas, referência cruzada de objetos do projeto, contador de uso dos objetos e identificação de objetos declarados e não utilizados, depurador dinâmico, etc.
  • Possui banco de dados tipo SQL Express integrado ao ambiente de desenvolvimento e execução.
  • Possibilita execução de aplicações no modo teste sem alterar a base de dados do cliente e com módulo de debug ativo.
  • Possui scripts compilados, tornando-os entre 20 e 100 vezes mais rápidos que os scripts interpretados dos softwares SCADAs existentes hoje no mercado.
  • Um único arquivo contém todos os dados do projeto (tags, telas, etc.) e é possível o controle de versões do projeto, facilitando a evolução do software como também o retorno a uma versão anterior, simplesmente excluindo o arquivo único da nova versão.

O trabalho de gestão de energia envolve diversos atores. Com o ActionₒNET, usuários em locais distintos podem desenvolver e testar cooperativamente as aplicações. Isso se chama engenharia distribuída. Além disso, em uma mesma plataforma, é possível abrir, desenvolver e executar várias aplicações em paralelo.

O negócio de software em 2020 será muito diferente do que é hoje e a Spin está preparada para o futuro desde já.Para utilizar o ActionₒNET em seu sistema elétrico, entre em contato conosco e solicite uma conversa: clique aqui para entrar em contato.