EN | PT
SUPORTE
61.3340-8486
Notícias » Como escolher um sistema de smart grid?

Como escolher um sistema de smart grid?

19/01/2015

Inovações de mercado, por mais simples que sejam, costumam ser mal compreendidas inicialmente. Essa situação é normal – e até esperada -, na medida em que é comum haver menos informações sobre os temas que envolvem a novidade e que o acesso às novas informações existentes não é tão facilitado. No mercado elétrico, smart grid não é um tema tão novo assim.

Entretanto, é possível que haja dúvidas em razão da relativa pouca penetração da tecnologia no mercado brasileiro. O Smart Grid – 2013 Global Impact Report, um estudo que coletou dados de 200 projetos ao redor do mundo, enumera 5 objetivos a serem levados em consideração para a instalação de um projeto de smart grid. À medida que você conhecer os objetivos, poderá pensar que faz sentido todo projeto de smart grid ter todas eles em seu escopo. E, de alguma forma, é realmente isso que acontece.

Como mostra a pesquisa, cada empreendimento estabelece suas prioridades. Os projetos pesquisados pela empresa VaasaETT, dividiram seus dados por continentes e perceberam diferenças significativas entre eles. Os pontos em questão são: Economia, Cliente, Inovação, Confiabilidade e Meio Ambiente.

Um projeto que vise Economia é aquele que tem como objetivo reduzir o custo por cliente. De acordo com a pesquisa, poucos são os projetos estruturados com vistas a obter informações referentes a ROI (Retorno Sobre o Investimento). Projetos desse tipo estão mais concentrados na América do Norte.

Já um projeto focado no Cliente é aquele no qual a redução de custos financeiros e de energia é uma peça-chave. A Oceania é o continente que mais tem projetos deste tipo. Projetos com Inovação como prioridade têm concentram-se em uma melhor gestão de ativos. Pode-se destacar entre os temas específicos: sensing, monitoramento e controle, aquisição de dados, integração e análise de dados de negócios.

Confiabilidade está diretamente relacionada à diminuição de perdas na transmissão e interrupções de sistemas, assim como aumento da qualidade de voltagem. Finalmente, Meio Ambiente relaciona-se com a integração entre energias renováveis e redução de emissões de gases poluentes.

Foram listados 5 critérios para se utilizar como referência no momento do desenvolvimento de um projeto de smart grid. É importante lembrar que, se sua empresa necessita de um sistema de gestão moderno e veloz para seu smart grid, é possível contar com Action₀GRID, o pacote de software da Spin que contém 5 módulos destinados à garantia de uma boa operação de uma concessionária de distribuição. Todos os objetivos listados podem se beneficiar do Action₀GRID. Entre em contato com nossa equipe de vendas para mais informações sobre o assunto: relacionamento@spinengenharia.com.br.