EN | PT
SUPORTE
61.3340-8486
Notícias » Spin integra software de gestão de ativos na Eletropaulo

Spin integra software de gestão de ativos na Eletropaulo

14/04/2018

A Spin Engenharia foi a vencedora da concorrência realizada pela Eletropaulo para implementar um sistema de gerenciamento de ativos. O controle de quarenta e seis transformadores de potência fazem parte do escopo inicial do projeto, envolvendo o acompanhamento das seguintes grandezas: temperatura e umidade do óleo, temperatura e umidade do OLTC, contador, posição e corrente OLCT, relé regulador de tensão, temperatura do enrolamento, temperatura ambiente e gases dissolvidos.

O projeto é pioneiro tanto no Brasil como no exterior devido a sua dimensão e representatividade. Juntamente com dois parceiros de hardware e software, a Spin irá, ao longo de dois anos, implementar a solução.

A Eletropaulo é a maior distribuidora de energia elétrica da América Latina, atuando em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo e fornecendo energia a 6,7 milhões de unidades consumidoras (20,1 milhões de clientes). A empresa distribuí 35.400 GWh por 34,1% do estado (10,5% do país) por meio de suas 152 subestações e 44.029 km de rede de distribuição e 1.843 km de linha de subtransmissão. No total, a empresa possui 202 mil transformadores de distribuição.

A intenção da concessionária é manter, operar e investir em ativos físicos de distribuição de energia elétrica, atendendo às necessidades dos públicos de relacionamento e buscando a melhoria contínua nos processos e a melhor alocação dos investimentos. Neste cenário, o atendimento aos requisitos regulatórios e legais aplicáveis de qualidade, a confiabilidade, a segurança, aspectos ambientais e de contabilização dos ativos representam grandes incentivos ao projeto. Como objetivos, espera-se a redução dos custos operacionais da empresa, a diminuição das intervenções emergenciais, a maximização do retorno dos investimentos e o gerenciamento dos riscos.

A solução utilizada para realização das análises é o software SmartSub Enterprise, da Qualitrol, que será instalado no centro de controle da Eletropaulo, integrando-se a vários sistemas legados como o SCADA, o SAP, etc. O software, que pode controlar diferentes tipos de ativos, no controle dos transformadores utiliza um módulo de Detecção de Falha Avançada (APR) com tecnologia de Reconhecimento de Padrões para determinar a saúde do ativo. As técnicas de inteligência artificial, redes neurais e de mineração de dados são usadas para a partir de dados de tempo real, históricos e de laboratório, alimentados a partir de diferentes fontes, desenvolver vários perfis operacionais dos ativos detectando mudanças sutis na sua assinatura (comportamento) que identificam prováveis pontos de falha. O mesmo software, no futuro, controlará disjuntores, seccionadoras, cabos, descargas parciais, etc.

O contrato também contempla a instalação de sensores para coleta de dados dos transformadores. Os equipamentos serão fornecidos e instalados pela empresa brasileira Electron. Os trabalhos já foram iniciados e espera-se desenvolver um serviço de referência para o continente Sul-americano.