EN | PT
SUPORTE
61.3340-8486
Soluções » Subestações Industriais

Subestações Industriais


Subestações industriais são semelhantes a subestações de concessionárias, mas o perfil dos operadores é diferente, assim como, a organização do banco de dados e telas de parâmetros. Na concessionária, a energia é o objeto da produção e da oferta. Na indústria, a energia é um elemento dentro da produção de outro produto (celulose, fertilizantes, alimentos, etc.). Dessa forma, o operador de uma concessionária tem um perfil diferente quando comparado com um operador da indústria, embora ambos os sistemas sejam semelhantes do ponto de vista do processo controlado, exigindo utilizações de IHMs de diferentes formas.

A Spin já automatizou diversas subestações industriais. A maior pertence à Lwarcel Celulose. Nela o SCADA controla várias subestações, a comunicação com relés Schweitzer, PLCs da Allen Bradley e mais quatro fabricantes de multímetros diferentes. Este projeto foi implantado em 2009 e seus destaques são o controle de demanda e do desenvolvimento da limitação de carga do módulo.

O projeto Mac Subestação industrial  visa reduzir o custo de automação de subestações industriais, reduzindo o tempo de parâmetros, testes de fábrica e comissionamento.

A solução visa atender três elementos básicos de uma empresa: qualidade, preço e prazo.

Tem uma arquitetura padronizada, utilizando linha, transformador e relés de geração/alimentação. A solução padrão foi configurado no SCADA e teve seus relés parametrizados para as funções de destino com endereços pré-determinados. Além disso, um teste completo do sistema foi realizado em laboratório.

Esta solução foi salva com os arquivos de configuração dos relés, e quando o cliente deseja parametrizar uma aplicação baseada em padrão, mudando apenas o número de linhas, alimentadores e geradores, há um procedimento mecânico que gera a aplicação final em cerca de uma hora . Os relés são parametrizado com os arquivos de pré-moldados, mudando apenas o endereço de um dos IEDs.

MAC_Abertura

MAC_Linha

MAC_Alim

Lwarcel é uma fábrica de celulose, localizada em Lençóis Paulistas-SP, que gera mais de 700 toneladas/dia de polpa. Esta usina é alimentada pela CPFL, tendo também dois geradores próprios que lhe fornecem energia. Spin, em parceria com a Schweitzer, fez o retrofit de todo o sistema de energia da usina, assim como a implementação da funcionalidade de corte de carga e controle de demanda.

Mais detalhes do sistema podem ser vistos no manual de operação, disponível para download.

Arq_Lwarcel

Agende um atendimento

  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.