EN | PT
SUPORTE
61.3340-8486
Soluções » Usinas

Usinas


Toda a complexidade da operação de uma usina sob controle. Simples assim, essa é a oferta do ActionView, primeiro software SCADA da Spin, desde a sua criação. Mais recentemente, passou a ser a tarefa do ActionₒNET, que também é oferecido no modo Software as a Service.

Com as duas ferramentas, a Spin implantou o controle de mais de duas dezenas de usinas, assim como de cinco centros de operação de usinas (COU). Só no projeto Sinocon, a Spin participou da automação de sete usinas no estado de São Paulo (leia caso 9).

 

Só em 2014 a Spin está participando do retrofit de quatro usinas hidrelétricas que serão desatendias e terão sua operação centralizada no COI, também em desenvolvimento, e do retrofit de outras tantas usinas da EMAE e da ampliação do seu Centro de Operação.

Esses serviços são resultado da experiência adquirida pela empresa na automação de usinas hidrelétricas, da qualidade de seu serviço, da robustez da solução e do atendimento ao cliente personalizado.

Nosso banco de objetos e figuras associados a usinas permite celeridade na parametrização das aplicações.

Os downloads em anexo são argumentos que comprovam experiência da Spin na automação de usinas.

A Spin já participou em projetos de automação de diversas concessionárias de geração de energia, dentre as quais destacam-se: CESP, EMAE, DUKE, AES Tietê, Gerasul e Queiroz Galvão Energias Renováveis (QGER). Na CESP, foi implantado o Sistema de Supervisão e Controle da Produção (SSCP). Esse sistema está instalado na Usina Hidroelétrica Jupiá, supervisionando as seis usinas do parque gerador da CESP:

  • Jupiá – 16 unidades geradoras tipo Kaplan, sendo 2 para os serviços auxiliares;
  • Ilha Solteira – 20 unidades geradoras tipo Francis;
  • Paraibuna – 2 unidades geradoras tipo Francis;
  • Três Irmãos – 5 unidades geradoras tipo Francis;
  • Porto Primavera – 14 unidades geradoras tipo Kaplan;
  • Jaguari – 2 unidades geradoras tipo Francis.

Hoje a Spin está concluindo o retrofit de todas as usinas da EMAE e de quatro usinas da QGER, sendo que na QGER toda a solução é implementada usando o ActionₒNET e as usinas serão desatendidas.

Além disso, no projeto SINOCON do ONS (Sistema Nacional de Observabilidade e Controlabilidade) foram automatizadas oito usinas do estado de São Paulo do porte de Jupiá, Ilha Solteira, Água Vermelha, etc.

A empresa Enercoop contratou a Spin para automatizar três PCHs, concentrando toda a operação em uma delas e desatendendo as demais.

CESP_Abertura

Ser o responsável pelo desenvolvimento de um software SCADA padrão de mercado é ter controle sobre os mais diversos aspectos de uma implantação. Além do benefício de poder se adaptar às mais diferentes situações e necessidades, o processo de adaptação e melhorias é, em si, muito valioso.

Por meio de um acompanhamento atento, a Spin é capaz de identificar fontes de problemas com uma visão abrangente estratégica. Assim, os softwares da empresa estão sempre em desenvolvimento, reunindo mais de 20 anos de experiência em automação de sistemas elétricos.

Todas as funcionalidades adicionadas a um projeto são incorporadas pelo produto tornando-o melhor em todos os aspectos (qualidade, robustez, funcionalidade, etc.)

Trabalhar com grandes empresas do mercado de geração de energia é ter uma chancela de qualidade. Entre as implantações realizadas pela Spin, os centros de operação se destacam pelo nível de complexidade e pelos projetos bem sucedidos.

No histórico de COUs desenvolvidos pela Spin, constam empresas como CESP, EMAE, ENERCOOP, ENERFIN e QGER.

UHE_F_Hidrologia

Agende um atendimento

  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.