ESTUDO DE CASO

BW Guirapá e Action.Wind - 2020

PRODUTO

Action.Sun

BW Guirapá e Action.Wind - 2020

Objetivo: desenvolver sistema de data analytics para gestão da pós-operação de complexo eólico.

A BW Guirapá (FERBASA) é uma empresa geradora de energia, situada em Caitité-BA, utilizando uma planta de 92 aerogeradores. Em conjunto com a BW, a Spin desenvolveu um sistema de gestão de complexos eólicos (Action.Wind), que executa na nuvem ou em servidor do cliente, disponibilizando relatório e boletins de produção na web.

O Action.Wind é um sistema de suporte à operação e manutenção, utilizando as ferramentas de machine learning e inteligência artificial para acumular conhecimento e “aprender” a partir de dados históricos. Fornecendo, a partir daí, importantes análises para auxiliar na pós-operação, visando uma gestão inteligente de complexos eólicos, possibilitando a manutenção preventiva e preditiva da planta de produção, com análises de disponibilidade, comparação entre turbinas, produção, previsão de geração e manutenção (MTTR, MTBF, previsão de falhas etc.).

A solução se integra a diferentes fontes de informações (base de dados, arquivos e equipamentos de campo) a partir de protocolos de comunicação, realizando um processo de extração, transformação e carregamento (ETL, do inglês Extract, Transform and Load), para então, disponibilizar os dados tratados em dashboards.

São mais de 70 dashboards, divididos em 8 módulos:

01.

Disponibilidade

  • Disponibilidade Física;
  • Disponibilidade por faixas de velocidade de vento;
  • Disponibilidade de produção.

02.

Comparação entre turbinas

03.

Produção

04.

Análise dos ventos

05.

Sistema elétrico de potência

06.

Manutenção

07.

Performance

08.

Analíticos

  • Previsão de vento/geração

Fases do projeto

A fase 1 desta solução está operando no cliente, com a fase 2 em desenvolvimento para entrega de novas funcionalidades.

Fases do projeto

A fase 1 desta solução está operando no cliente, com a fase 2 em desenvolvimento para entrega de novas funcionalidades.

Equipe Spin trabalhando no centro de operações da BW.

Previous
Next

Action.Wind e BW: parceria de sucesso.

O Diretor de Operações da BW, declarou-se bastante satisfeito com a aplicação do Action.Wind à sua operação e afirma obter informações e realizar análises que antes eram impossíveis. Inclusive, o sistema tem facilitado a análise dos dados e a identificação de anomalias e falhas.

A ferramenta tem ajudado também na relação técnico-comercial com fornecedores de equipamentos para atuações de manutenção preventiva, muitas das quais só eram realizadas após defeitos antes da implementação do sistema.

Exemplos de dashboards do Action.Wind para desktop.

Tem um projeto para nós? Vamos discutir isso!