fbpx
EN | PT
SUPORTE
61.3340-8486
Notícias » Saiba quais são as 5 maiores fazendas solares do mundo

Saiba quais são as 5 maiores fazendas solares do mundo

31/10/2019

É difícil indicar exatamente qual é a maior fazenda solar do mundo. Afinal, há um número crescente de projetos solares em larga escala em implementação pelo mundo. Esse efeito, estamos sentindo no próprio Brasil, como é possível acompanhar pela mídia.

Os grandes líderes de projetos fotovoltáicos foram os EUA por bastante tempo, mas a Índia e a China tomaram a posição com projetos solares em larga escala sendo construídos em poucos meses. O rei dos fotovoltáicos varia, mas entre as maiores fazendas solares do mundo, destacam-se as seguintes.

1. Usina solar complexa de Noor, Marrocos
O Noor Complex é a maior usina de energia solar concentrada do mundo e fica no deserto do Saara. A capacidade do projeto é de 580 MW, fornecendo eletricidade para mais de 1 milhão de pessoas após sua conclusão em 2020. Noor 1 é a primeira fase do projeto (que tem três fases) e fornece 160 MW da capacidade total de 580 MW. Ela já é responsável por reduzir as emissões de carbono do país em centenas de milhares de toneladas anualmente, desde que entrou em operação em 2016.

2. Kamuthi, Tamil Nadu, Índia
Fazenda solar no estado de Tamil Nadu (sul da Índia) que tem uma capacidade de 648 MW e cobre uma área de 10 km². Em 2016, este projeto foi considerado a maior usina de energia solar em um único local. O projeto compreende 2,5 milhões de módulos solares individuais e custou, aproximadamente, 679 milhões de dólares. Em plena capacidade, a usina de energia solar deverá produzir eletricidade suficiente para abastecer 150.000 residências.

3. Parque Solar da Represa Longyangxia, China
Espalhado por mais de 25 km², este parque contém 4 milhões de painéis solares. O tamanho da planta e a capacidade de 850 MW a tornaram a maior fazenda solar do mundo em fevereiro de 2017. O projeto está localizado na província de Qinghai, na China. O parque gera cerca de 220 gigwatt-hora de eletricidade por ano, o que equivale a suprir 200.000 famílias.

4. Parque Solar Ultra Mega de Kurnool, Índia
Com o parque solar da represa de Longyangxia, a China assumiu o título de maior fazenda solar, mas a Índia logo recuperou isso com o lançamento do seu parque solar Kurnool de 1.000 MW em Andhra Pradesh. Espalhado por 23 km², o parque teve sua operação iniciada em maio de 2017 e, em outubro, já havia gerado mais de 800 milhões de unidades de energia e economizado mais de 700.000 toneladas de dióxido de carbono.

5. Shakti Sthala, Pavagada, Karnataka, Índia
Localizado no distrito de Tumakuru, em Karnataka, este projeto solar será o terceiro da Índia a receber o título de maior parque solar do país nos últimos três anos. O enorme parque de capacidade de 2.000 MW abrange 52,5 km² em cinco aldeias. Quando concluída, a fazenda solar de Pavagada produzirá eletricidade suficiente para abastecer aproximadamente 700.000 famílias.

Fonte: https://www.originenergy.com.au/blog/5-largest-solar-farms-in-the-world/