ActionWise
Software FLISR para automação de redes de distribuição de energia elétrica.
O ActionWise é um software aplicativo SCADA/ADMS, incluindo processador topológico, estimador de estados, fluxo de potência e um conjunto de funções avançadas para a gestão da rede de distribuição, como a função FLISR (Localização de Falta, Isolação e Restauração do Serviço). Revise seu passado e seu presente para prever o futuro de sua operação na automação de redes de distribuição elétrica:
ActionWise Toolkit
As informações necessárias para a modelagem da rede elétrica podem ser apropriadas de duas formas distintas, através do ActionWise Toolkit que é um editor de topologia da rede elétrica, ou através de um importador que lê os dados existentes no módulo de planejamento da concessionária. Alguns sistemas como Anarede, Anafas, BDGD Aneel, entre outros, já têm o importador pronto.
Precisão em análise
Precisão na análise de dados e entrega de informação.
SCADA
O módulo SCADA faz a aquisição dos dados do campo e envia as ordens para o campo, isolando o problema e restaurando o serviço. Este módulo pode se comunicar diretamente com os disjuntores, religadores e chaves ou pode falar com o SCADA da concessionária, que funciona como um gateway da função FLISR. O banco de dados e telas do SCADA, são gerados automaticamente. Assim, os laços controlados são gerados a partir da rede topológica gerada pelo Toolkit.
Sistema único
Sistema de dados único para complexos eólicos com informações periódicas, por meio de dashboards, analytics e relatórios online.
O ActionWise é um software SCADA/ADMS/FLISR que, em tempo real, implementa a função de FLISR (Detecção de falta, isolamento do defeito e recomposição da rede) em uma rede de distribuição.
Após a parametrização do sistema, o ActionWise pode operar de três formas distintas:
O software não se comunica com o campo, e os dados são simulados a partir de dados históricos da rede modelada. Neste caso, para verificar o comportamento da função FLISR, é possível simular faltas através da IHM do SCADA e verificar como o sistema será recomposto.
O software passa a se comunicar com o campo e implementa a função FLISR, isto é, a partir dos dados adquiridos do campo em tempo real localiza faltas de abertura de chaves ou disjuntores de alimentadores na rede elétrica, e propõe / executa ações para isolar a falta e restaurar o sistema maximizando indicadores de qualidade.
É uma situação especial do modo tempo real onde o software adquire dados reais do campo e informa o que faria para a recuperação de ocorrências, sem fazê-lo efetivamente. Este modo é usado no comissionamento do sistema, pois as faltas são reais e o software apenas informa através da IHM, quais seriam as manobras executadas.
Sistema eficiente e
prático de
automação de redes
A solução pode ser utilizada para automação e gestão de pós-operação ou ambas separadamente. Por meio de telas estratégicas, você faz consultas parametrizáveis por período, usina, equipamento, variáveis, etc.
Tenha em um único sistema dados de todas suas usinas com informações periódicas (período a escolha), através de dashboards, analytics e relatórios disponíveis online.
Por meio de uma arquitetura simples e segura, as plantas podem ser operadas localmente e/ou por um centro de controle. O acesso à solução de data analytics é disponibilizado no centro de controle e por ambiente em nuvem.
Modelagem da rede elétrica
A modelagem da rede elétrica permite a representação integrada e completa de qualquer topologia, envolvendo todos os segmentos do sistema, tornando-a ideal para a análise de redes inteligentes, onde os pontos de medição, monitoramento, controle, automação e geração estão presentes em qualquer nível de tensão.
Execução do software em stand-alone e SCADA
O software executa tanto em modo stand-alone, comunicando-se com o campo, como em modo extensão do SCADA existente. Em qualquer desses modos, a solução pode ser implantada tanto no centro de controle (COS) como em uma subestação ou em uma regional.
Possibilidade de configuração manual
Possibilidade de configuração manual da base de dados ou integração com sistemas de informação geográfica (GIS ou BDGD) para obtenção de dados topológicos e elétricos da rede.
Dados analógicos e digitais em tempo real
Obtenção de dados analógicos e digitais em tempo real de equipamentos da rede e para envio de comandos aos mesmos. Possibilidade de obtenção dos dados diretamente dos equipamentos ou integração com o sistema SCADA existente na concessionária.
Execução periódica de algoritmo de estimação de estados
Execução periódica de algoritmo de estimação de estados, que permite a determinação em tempo quase real de diversas grandezas do sistema elétrico. Além disso, caso ocorra uma falta na rede, a solução utiliza a estimação do estado da rede num instante anterior e próximo do momento da falta, o que aumenta a precisão dos cálculos realizados.
Algoritmo genético modificado
Algoritmo genético modificado para obtenção da sequência de manobras a ser executada para isolar o defeito e restabelecer o fornecimento de energia a trechos sãos da rede.
Diagramas esquemáticos simplificados
Interface gráfica com diagramas esquemáticos simplificados para operação do sistema elétrico.