ESTUDO DE CASO

APROT - 2021

PRODUTO

Action.Sun

APROT - 2021

Objetivo: fornecer um Sistema de Controle Automático de Geração.

Action.Net para um Sistema de Controle Automático de Geração na Angola

Neste projeto, utiliza-se Action.Net para prover um Sistema de Controle Automático de Geração – CAG, implantado pela empresa APROT na Empresa RNT – empresa de geração de energia de Angola.

A função do sistema é manter a frequência da área do sistema elétrico, por meio de recursos de controle que atuam em quatro usinas e suas unidades geradoras, sendo elas:

Implantação do CAG

O CAG está em fase intermediária de implantação, devendo ser concluído até o final de 2021, trazendo um ganho significativo na estabilidade do sistema de geração da RNT.

Este sistema está sendo implantado no Centro de Controle Camama, Angola, onde a comunicação e aquisição dos dados das usinas será redundante e dedicada (entre usinas e despacho), para realizar os cálculos de potência. Estão sendo instalados consoles nas salas de controle com interface amigável para supervisão do operador.

Atualmente, o CAG será implantado na modalidade de Flat-Frequency – FF (frequência constante), mas já ficará preparado para um futuro controle de intercâmbio.

Este sistema irá coletar informações das principais usinas (Lauca, Capanda, Cambambe e Soyo) e, baseado nas leituras de frequência, enviará ajustes de setpoint às máquinas em CONTROLE CONJUNTO DE POTÊNCIA, com o objetivo de otimizar a relação carga-geração do sistema.

Arquitetura do Sistema e telas

Tem um projeto para nós? Vamos discutir isso!