ESTUDO DE CASO

Enel-SP - 2020

PRODUTO

Action.Sun

Enel-SP - 2020

Objetivo: implementação de sistema de gestão de ativos orientado a condição (SmartSub) no Centro de Operação e fazendo a coleta centralizada dos dados, nas subestações, repassando para o COS via SCADA local.

A ENEL-SP é a maior concessionária de distribuição da América Latina, atendendo 24
municípios e mais de 8 milhões de unidades consumidoras através de 150 subestações.

Foi, inicialmente, implantada a monitoração de vinte e seis ativos do tipo transformadores, de 40/60MVA. Cada ativo possui cerca de dez sensores inteligentes, totalizando 260 IEDs que, no escopo desse fornecimento, foram instalados e integrados a solução.

No escopo desse fornecimento, além da gestão de ativos orientada a condição, feita no COS pelo SmartSub, foi colocado um concentrador, em cada subestação, que coleta dados dos IEDs associados a cada transformador e os envia para o soſtware SmartSub, através do SCADA local. No SmartSub são fornecidos 5 módulos: Manutenção, Monitoração, Engenharia, Detecção Antecipada de Falhas (Advanced Pattern Recognition) e Dashboards que implantam a gestão orientada a condição dos ativos.

Benefícios do SmartSub

Redução de OPEX

Redução de OPEX por meio da redução da manutenção preventiva em detrimento de manutenção baseada na condição.

Informações prévias

Ter informações com antecedência sobre falhas catastróficas.

Disponibilização de ferramentas diversas pela internet/intranet

O software disponibiliza ferramentas de engenharia, gerenciamento de manutenção, reconhecimento de padrões para detecção de falhas e acesso a todas essas informações pela internet/intranet.

Machine learning

Machine learning na detecção de padrões e priorização de manutenção baseada em índice de risco do ativo, permitindo mais facilidade na tomada de decisão.

Dados analíticos

Fornecimento de dados analíticos que possibilitam a melhor tomada de decisão.

Manutenção inteligente

Manutenção baseada na predição.

Gestão de ativos

Mudança cultural no trato com a gestão de ativos.

Controle inteligente

Controle antecipado de ocorrências.

Economia

Redução dos custos de substituição urgente em 85%.

SmartSub

Sistema de gerenciamento de ativos com base na condição do ativo, desenvolvido pela multinacional norte-americana Qualitrol. No Brasil, a Spin é distribuidora exclusiva do produto.

SmartSub

Sistema de gerenciamento de ativos com base na condição do ativo, desenvolvido pela multinacional norte-americana Qualitrol. No Brasil, a Spin é distribuidora exclusiva do produto.

Tem um projeto para nós? Vamos discutir isso!