SERVIÇO

P&D

SERVIÇO

P&D - Pesquisa e Desenvolvimento

Também carregamos em nosso DNA Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

A Spin, em 1992, foi estabelecida como empresa startup dentro do CDT-UNB e, desde então, tem um forte vínculo com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Seus fundadores foram professores da UFRGS e UNB e, antes de fundarem a Spin, participaram de vários projetos inovadores tais como: Implantação do primeiro sistema de teleprocessamento do Brasil, com a matrícula on-line da UFRGS, em 1973, Sistema de recuperação de documentos do MRE, em 1980, que implantou o primeiro thesaurus criado no Brasil, sistema de tratamento de dados radar do Cindacta para a cobertura Três Marias – Couto, projeto SDCS (Sistema Digital de Controle Distribuído) para automação de máquinas de papel, em 1984, onde foi desenvolvido um SCADA em assembler e foram automatizadas dez plantas de papel, sistema de controle da propulsão e de avarias das corvetas classe inhaúma da marinha brasileira, onde foi desenvolvido um SCADA em PLM86.

Essa proximidade com a Academia torna o desenvolvimento de soluções de software e automação um processo natural

Breve histórico de atuação:

Os sócios fundadores da Spin são mestres em Ciência da Computação pela UFRGS e foram professores de Computação na Universidade do Rio Grande do Sul-UFRGS e na Universidade de Brasília-UnB.

Seus históricos acadêmicos envolvem trabalhos apresentados em dezenas de congressos nacionais e internacionais. Os colaboradores da empresa também possuem históricos acadêmicos de destaque e seguem os passos traçados desde o início da Spin.

A metodologia chamada Lean Automation está em processo de registro de patente e foi desenvolvida por técnicos da Spin.

O ActionWise, um ADMS/FLISR, usa um algoritmo genético modificado para a detecção e isolamento de falhas na rede de distribuição.

Em diversos empreendimentos, a Spin forneceu o serviço de transferência de tecnologia em automação, tanto para empresas concessionárias de energia como para empresas integradoras de sistemas de automação.

Em 2013, a Spin foi a única empresa de Brasília a ter dois projetos de pesquisa aplicada aprovados pela Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). Um para desenvolvimento de novas ferramentas e protocolos no Action.NET, outro focado na área de eficiência energética.

Parcerias com Universidades

Unicamp (DSEE-FEE):

Projeto do sistema de gerenciamento de energia (AVEms – Energy Management System) implantado na CEB e usado para gerenciar a cidade de Brasília.

EPUSP/PEA:

Com o departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas – PEA da USP/SP, a Spin participou de três projetos de P&D da ANEEL com concessionárias de energia.

LAVSI (UnB):

Com o Laboratório de Automação, Visão e Sistemas Inteligentes da UnB, a Spin desenvolveu, por meio de projeto de P&D da ANEEL, o protocolo IEC-61850 para a CEEE-D.

LAVSI (UnB):

Com o LAVSI, a Spin desenvolveu, com suporte da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), o projeto SAPIEn – Sistema de Automação Predial Inteligente para Racionalização do uso de energia elétrica.

FAP-DF:

Em 2014, a Spin iniciou dois projetos com apoio da FAP-DF, um é o desenvolvimento de novas funcionalidades do Action.NET, que o tornam o melhor SCADA do Brasil; outro é o desenvolvimento de unidade de aquisição e Controle (UAC) para a monitoração da rede elétrica em larga escala.

Tem um projeto para nós? Vamos discutir isso!