ESTUDO DE CASO

Neoenergia Distribuição Brasília - 2017

PRODUTO

Action.Sun

Neoenergia Distribuição Brasília - 2017

Objetivo: sistema de supervisão e controle das chaves de poste e religadores da rede de distribuição.

A BW Guirapá (FERBASA) é uma empresa geradora de energia, situada em Caitité-BA, utilizando uma planta de 92 aerogeradores. Em conjunto com a BW, a Spin desenvolveu um sistema de gestão de complexos eólicos (Action.Wind), que executa na nuvem ou em servidor do cliente, disponibilizando relatório e boletins de produção na web.

O Action.Wind é um sistema de suporte à operação e manutenção, utilizando as ferramentas de machine learning e inteligência artificial para acumular conhecimento e “aprender” a partir de dados históricos. Fornecendo, a partir daí, importantes análises para auxiliar na pós-operação, visando uma gestão inteligente de complexos eólicos, possibilitando a manutenção preventiva e preditiva da planta de produção, com análises de disponibilidade, comparação entre turbinas, produção, previsão de geração e manutenção (MTTR, MTBF, previsão de falhas etc.).

A solução se integra a diferentes fontes de informações (base de dados, arquivos e equipamentos de campo) a partir de protocolos de comunicação, realizando um processo de extração, transformação e carregamento (ETL, do inglês Extract, Transform and Load), para então, disponibilizar os dados tratados em dashboards.

Sistema apresenta integração com o SCADA/ADMS do COS

Cerca de 400 chaves de poste e religadores existentes na rede de distribuição foram integrados ao COS via links de rádio.

O sistema implantado é independente do SCADA/ADMS existente no COS, mas ambos integram-se via protocolo de comunicação (IEC 60870-5-104), permitindo que tanto a IHM do novo sistema, como as IHMs do SCADA/DMS possam executar telecomandos para as chaves de distribuição. Os sistemas legados são atualizados com todos os dados do novo sistema.

A Neoenergia Distribuição Brasília (antiga CEB) é uma concessionária de energia elétrica responsável pelo Distrito Federal e entorno. Com vistas ao aumento da qualidade de atendimento de seus clientes, a empresa estruturou um projeto que permite a supervisão e atuação remota em todas as chaves de poste e religadores automatizados.

No período das chuvas (janeiro a março), no primeiro ano de utilização do sistema, houve uma redução de 9,13% no DEC e 10,162% no FEC.

Protocolos

A Spin Engenharia trabalha com mais de 50 protocolos disponíveis, inclusive com todos do mercado de eletricidade.

Protocolos

A Spin Engenharia trabalha com mais de 50 protocolos disponíveis, inclusive com todos do mercado de eletricidade.

Exemplos de dashboards do Action.Wind para desktop.

Tem um projeto para nós? Vamos discutir isso!