ESTUDO DE CASO

Crafter - 2020

PRODUTO

Action.Sun

Crafter - 2020

Objetivo: controle e supervisão para uma quantidade inicial de 5 usinas fotovoltaicas.

Devido à modularidade típica dos equipamentos de usinas fotovoltaicas, tais como combiner boxes e inversores, o projeto, tanto de supervisão quanto o próprio projeto das usinas, foi desenvolvido de uma forma completamente padronizada. Dessa forma, depois de comissionada a primeira usina, o projeto pode ser replicado para as demais usinas em menos de 5 minutos. Os testes que foram feitos nas 4 usinas subsequentes, serviram simplesmente para certificar o correto funcionamento da rede de comunicação, uma vez que o projeto já tinha sido comissionado na primeira usina.

Há também a previsão de construir um Centro de Operações para as usinas.

Dessa forma, a simples importação de todos os projetos construirá a base de dados do Centro de Operações.

Ademais, também está sendo elaborado um módulo de análise de dados, que se chamará Action.Sun. O Action.Sun será independente do sistema de supervisão das usinas e se conectará ao banco de dados histórico do sistema SCADA para obter os valores armazenados. O Action.Sun está sendo construído de maneira modular e poderá ser facilmente replicado para outros tipos de bancos de dados. Permitirá ao usuário visualizar os KPI das usinas e realizar comparações entre usinas e entre equipamentos da mesma usina. Ele executará na nuvem, sendo assim facilmente acessado, possuindo relatórios feitos em HTML extremamente interativos.

Alta performance: telas IHM (interfaces Homem-Máquina)

As novas telas das IHM (interfaces Homem-Máquina) serão desenvolvidas seguindo os conceitos de alta performance, com o objetivo de aumentar a eficácia do monitoramento de processos e melhorar o tempo de reação dos operadores frente a situações anormais.

Gestão de Regras de Negócios

O SGCE também incorpora a Gestão de Regras de Negócio, como o monitoramento do Controle de Demanda, do Controle do Fator de Potência na integração com a concessionária fornecedora de energia, o Controle de Barramento, Totalizações da geração e consumo de energia e cálculos de variáveis-chave no auxílio a operação para assegurar a estabilidade dos barramentos de 138kV no caso de eventuais desconexões causadas por ocorrências no SIN (Sistema Interligado Nacional). O sistema também fornecerá informações específicas de medições e estados do Sistema Elétrico, para fins de elaboração de dados gerenciais e boletins de produção empresarial.

Aumento da resiliência do SGCE

Toda a aplicação (servidores de tempo real operando em hotstandby, servidor histórico Oracle, consoles de operação, servidor DTS e console de treinamento) será instalada em ambiente virtualizado com redundância entre os Data Centers. Esta arquitetura aumenta a resiliência do SGCE.

Exemplos de telas do Sistema

Tem um projeto para nós? Vamos discutir isso!