As influências das transformações digitais impactam os hábitos de consumo e demandam adaptações por parte das marcas, com a modernização de processos, estratégias e soluções.
Na prática, essas mudanças podem alterar a forma como as organizações operam e entregam valor aos seus clientes. Além disso, as tecnologias podem contribuir para a redução de custos, otimização de tempo nas tarefas e tomada de decisões.
O processo de digitalização é uma realidade no mercado e pode trazer vantagens competitivas para as marcas, que vão desde a análise eficiente de dados até a oportunidade de identificar e solucionar problemas com mais agilidade.
Acompanhar as tendências do mercado e entender como elas podem auxiliar as empresas de acordo com suas necessidades individuais é um passo importante para aplicar a transformação e garantir esses benefícios.
O que são transformações digitais?
Transformações digitais são processos implementados pelas empresas para integrar a tecnologia em diferentes áreas do negócio, com o intuito de melhorar o desempenho e agregar valor aos resultados. O objetivo dessa mudança é tornar as empresas mais modernas, competitivas e alinhadas com as demandas e expectativas dos consumidores na era digital. Na prática, isso pode envolver alterações no comportamento corporativo, do mindset da empresa às atividades diárias realizadas pelas equipes responsáveis pela operação.
Por que é um assunto importante para as marcas?
Com a era digital, é possível observar mudanças constantes no mercado, com novos hábitos de consumo, novas tecnologias e tendências de negócio. Para as empresas, entender e acompanhar essas transformações ajuda a manter a vantagem competitiva. Além disso, as soluções tecnológicas podem ajudar na otimização de processos internos e externos, como análise de dados, relacionamento com clientes e desenvolvimento de novos produtos.
Impactos das transformações digitais nas empresas
A transformação digital alterou, principalmente, a forma como as informações são consumidas e compartilhadas. Antes da internet, por exemplo, os consumidores eram impactados por anúncios de marcas em outdoors, comerciais na TV ou no rádio. Hoje, isso acontece por publicações das empresas em redes sociais, compartilhamento de influenciadores digitais e buscas espontâneas na internet. Os conteúdos mudaram para se encaixar na era de atualizações e comunicação em tempo real proporcionada pelas redes, assim como a maneira de vender um produto, que passou a colocar o consumidor no centro. Diante desse cenário, a transformação digital trouxe impactos para as estratégias corporativas. Confira os principais.
Experiência do cliente
A jornada de compra passou por mudanças com a era digital para acompanhar a presença dos consumidores na internet e seus novos hábitos, como as compras online, as buscas por produtos e serviços em sites e o contato neste ambiente. Com isso, as demandas do público mudaram e estratégias como o omnichannel, a presença de marcas nas redes sociais e o atendimento personalizado cresceram. O processo é uma resposta ao perfil digital dos consumidores, que tornaram-se mais exigentes em relação à experiência de compra. Para as marcas, as tecnologias digitais tendem a estimular a inovação, trazer insights para personalizar a jornada de compra e aproximar o relacionamento com o consumidor.
Redução de custos operacionais
A digitalização de processos pode contribuir para a redução de custos nas empresas, desde a compra de materiais de escritório até o armazenamento de dados e a comunicação entre a equipe, com os clientes ou fornecedores. Gastos com infraestrutura e manutenção também tendem a ser menores com o uso eficiente de soluções tecnológicas. Além disso, a automação de tarefas repetitivas pode reduzir as falhas e a necessidade de retrabalho, fatores que podem contribuir na otimização dos recursos financeiros.
Fonte: meio&mensagem.com.br – Transformações digitais: impactos e benefícios para as empresas e sociedade
Venha conhecer a SPIN!
Trabalhamos com automação orientada ao mercado elétrico. Com o desenvolvendo software SCADA, EMS, ADMS/FLISR, gateways, gestão de ativos baseada na condição e data analytics e GTD – Geração, Transmissão e Distribuição. Além disso a Spin possui mecanismos para proteger operações com Action.NET. Saiba mais.
Canais sociais: Facebook, Youtube e LinkedIn